Tipos de seguro automotivo - Tato Veículos

Conheça os tipos de seguro automotivo e veja qual é o melhor para você


Um veículo automotivo é um dos maiores bens que podemos ter em nossas vidas e quando se trata em protege-los é um pouco difícil de escolher a melhor opção de seguro em meio a tantas opções no mercado.

Neste post vamos te mostrar quais são as diferenças entre os seguros automotivos e suas coberturas. Assim você poderá analisar qual se adequa melhor a sua realidade. Confira!

1) Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT é conhecido também como seguro obrigatório, ele é um tipo de seguro diferente dos outros, pois é administrado pelo Estado e beneficia vítimas de acidente de trânsito. O recolhimento desse seguro é obrigatório para todas as pessoas que possuem um veículo. Ele é pago anualmente, geralmente junto com o licenciamento e IPVA.

2) Seguro Compreensivo

O Seguro Compreensivo tem cobertura completa. Nele estão inclusos os serviços de proteção contra roubos, furtos, incêndios, acidentes e etc. Essa opção também costuma incluir proteção contra terceiros, danos morais, coberturas de vidros, assistência e ainda conta com as opções de indenização parcial ou total.

3) Seguro contra roubo e furto (ou rastreador com seguro)

Esse seguro conta com a proteção de roubo e furto, como o próprio nome já diz. Também chamado de “seguro básico”, já que as duas categorias de cobertura básica dos seguros de carros devem ter, obrigatoriamente, uma proteção contra roubo e furto. Nele, o proprietário é indenizado caso o carro seja encontrado e apresente mais de 75% de danos sem poder ser restaurado ou se o carro furtado/roubado não for encontrado. Ele costuma ser mais barato, mas também oferece uma proteção menor.

4) Seguro popular

O Seguro Popular geralmente é confundido com o seguro contra roubo e furto, mas ele é ainda mais básico e não possuí essas duas opções. O que o torna popular é a cobertura parcial em caso de colisão e a possibilidade de fazer o reparo com peças de reuso. Essa cobertura ainda não é comercializada!

5) Seguro de terceiros

O Seguro contra Terceiros é o que mais se diferencia dos outros. Nele o foco não é o veículo, mas sim, cobrir danos materiais, corporais e morais causados a terceiros que estiverem envolvidos em incidentes com o veículo coberto pelo seguro. Nesse caso, terceiros podem ser tanto outras pessoas como veículos ou até patrimônios afetados.

6) Seguro de acidentes de passageiros

Esse seguro é parecido com o seguro de terceiro, pois ele também é focado em outras pessoas, mas nesse caso, os passageiros do próprio veículo. Essa cobertura costuma incluir indenizações no caso de morte acidental e invalidez permanente de passageiros do veículo.


Esperamos ter te ajudado a tirar as principais dúvidas sobre os diferentes tipos de seguros automotivos.

Aviso de Cookies

Este site usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em "Ok, entendi".
Saiba mais na nossa Politica de privacidade e termos de uso