Perto de perder ou teve a CNH suspensa? - Tato Veículos

Perto de perder ou teve a CNH suspensa? Fique por dentro


Como já é sabido, tirar a Carteira Nacional de Habilitação no Brasil, a CNH, é um processo lento, burocrático e além de tudo, caro. 

Para tirar a primeira CNH, são necessários uma série de passos que vão desde aulas teóricas, práticas, prova de conhecimento das leis de trânsito, prova de direção, até exame médico, psicológico e pagamento das aulas e taxas para realização de cada etapa.

Ou seja, após ter todo esse trabalho, o que alguém menos quer é ter sua CNH suspensa ou cassada. Pois se isso acontecer, poderá no mínimo ficar um longo período sem dirigir, como ter que fazer um curso de reciclagem ou até se encontrar em situações mais graves como a cassação, onde será preciso iniciar todo o processo para retirada de uma nova Carteira Nacional de Habilitação.

Mas o que fazer então para evitar a suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação? Um bom começo é saber a diferença entre as duas penalidades.

Diferenças entre Suspensão e Cassação da CNH

Apesar dos termos serem parecidos, cada uma dessas penalidades, mesmo tendo como objetivo comum a perda do direito de dirigir, divergem em período e rigor.

E a cassação acaba por ser uma consequência da suspensão, o que ocorre quando há reincidência nas infrações que levaram a primeira penalidade.

Na suspensão da CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor perde o direito de conduzir um veículo em duas situações:

• Quando em um período de até 12 meses, acumular 20 pontos ou menos na carteira;

• Quando cometer infrações auto suspensivas.

Mas você deve estar se perguntando o que são infrações auto suspensivas, certo?

São aquelas que suspendem a CNH de imediato, mesmo antes do atingimento de pontos necessários para a suspensão da habilitação.

Quais são as infrações auto suspensivas?

• Dirigir sob a influência de álcool, independente da quantidade ingerida;

• Recusar fazer o teste do bafômetro;

• Dirigir de modo que ameace outros veículos e pedestres;

• Disputar “rachas”, as famosas corridas em via pública;

• Não prestar socorro às vítimas de trânsito ao causar um acidente;

• Andar 50% acima da velocidade máxima permitida;

• Fugir de bloqueio policial;

• Motociclistas ou garupa sem capacete, como andar com farol desligado; empinando a moto ou garupa menor de 7 anos;

O que acontece com o motorista que tiver a suspensão da CNH?

O condutor perde o direito de conduzir um veículo por um prazo de até 12 meses. E se reincidir em qualquer das infrações, terá a carteira cassada.

Por isso, é sempre bom lembrar que atualmente as infrações mais graves e que suspendem a CNH pelo tempo máximo de 12 meses, de acordo com artigo 261 do CTB, são dirigir sob o efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas, se negar a fazer o teste do bafômetro e usar o veículo para interromper o trânsito em vias públicas.

Para as demais infrações, o prazo de suspensão pode variar de 2 a 8 meses.

Mais importante ainda, é saber se é possível recorrer quando ocorre a suspensão da CNH. Sim é possível. Veja como.

Como recorrer da suspensão da CNH?

No artigo 265 do CTB, é estabelecido o direito de defesa do condutor que teve sua CNH suspensa. Como a suspensão é comunicada por recebimento de notificação, a partir do recebimento, o condutor tem o prazo de duas semanas para entrar com o recurso chamado Defesa Prévia.

Caso essa defesa seja negada, o condutor poderá ainda recorrer em mais duas outras instâncias.

E somente após todos os recursos apresentados terem sido negados, é que o condutor entregará sua habilitação e deverá começar a cumprir o prazo da suspensão.

Não se esquecendo que após cumprir a suspensão, para poder finalmente reaver a CNH, o condutor deverá ainda fazer o Curso de Reciclagem. Passo obrigatório para reaver a habilitação, conforme o artigo 261 do CTB.

Com essas informações, será mais fácil ficar atento e tomar cuidado para não ter a Carteira Nacional de Habilitação suspensa ou cassada. Pois como pode perceber, se isso acontecer, reaver sua habilitação será bem trabalhoso.


E agora que já sabe como não ter a CNH suspensa ou caçada, conheça um pouco mais dos nossos veículos. Quem sabe seu próximo carro não está por aqui.

Aviso de Cookies

Este site usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em "Ok, entendi".
Saiba mais na nossa Politica de privacidade e termos de uso