Conheça o significado das siglas em nomes de carros - Tato Veículos

Conheça o significado das siglas em nomes de carros


Sabe aquele carro que você viu na rua ou que tem na sua garagem? Você já reparou nas siglas que compõem o nome desses modelos e o que elas significam?

Apesar de muitos importados rodarem pelas nossas ruas, vamos começar a matar a curiosidade de leitores que se lembram da época em que os nacionais era maioria da nossa frota e donos da imaginação de muitos adolescentes.

Conheça as siglas nacionais mais comuns:

EFI – Electronic Fuel Injection (injeção eletrônica de combustível)

MPFI – Multipoint Fuel Injection (injeção eletrônica multiponto)

ELX – Electronic Luxe Extra

GHIA – Do famoso estúdio italiano de design, o Carrozzeria Ghia.

GLX – Gran Luxo Extra

GSI – Gran Super Injection

GTI – Gran Turismo Injection

GTS – Gran Turismo Sport

SW – Station Wagon

E, agora, alguns sonhos de consumo:

Audi

A linha mais conhecida da montadora alemã talvez seja a mais simples do mercado, pois a inicial da marca (A) é sempre seguida por um número, como A1, A4 e A8. Outro exemplo é a sua linha de utilitários, que começa com a letra “Q”, numa possível referência à tração Quattro, como Q3, Q5 e Q7.

BMW

Desde os anos 70 a BMW segue a regra de utilizar um dígito para o modelo e dois para a cilindrada. Exemplos clássicos são os modelos 320i, com motor de 2,0 litros, e o 535i, de 3,5 litros. Vale lembrar que, com o uso do turbo, hoje os números finais são uma referência de desempenho, como o 328i, de 2,0 litros

Ferrari

No início, era usada a cilindrada unitária dos motores em modelos como 250, 330 e 365. E as letras? A Ferrari quase sempre as usa para diferenciar versões ou detalhar características específicas. No caso dos GTs, ela utiliza GTO para os modelos de homologação, GTS para conversíveis, GTB para berlinetas e GTC para os modelos de competição e cupês. Já as famosas F40 e F50, são nomes especiais aos 40 e 50 anos da marca, respectivamente.

Lamborghini

Outra italiana, a Lamborghini também começou seguindo a cilindrada: 3,5 litros para o 350 GT ou 4,0 litros para o Miura P400 e Countach LP 400. Vale lembrar que a letra “L” é de motor longitudinal e a “P” é para motor central-traseiro. Já nos modelos mais recentes, um número mostra a potência e o dígito indica se a tração é integral. Um Aventador LP 750-4, por exemplo.

Mercedes-Benz

No começo, os modelos da fabricante alemã também tinham nomes que indicavam a cilindrada, como 300 para 3,0 litros. Depois, as letras após os números serviam para modelos e carrocerias, como SL para conversível esportivo e E para sedãs intermediários. Em 1993, as letras passaram a vir antes dos números, surgindo o padrão atual com C, E e S para os sedãs.


Agora que deciframos para você um pouco dos mistérios por trás de tantas siglas e códigos, vale ressaltar que essas siglas e códigos não são letras e números ao acaso. Todos têm significado e até seguem determinada lógica de acordo com o fabricante.

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