Descubra o motivo de termos cada vez mais carros com direção elétrica no mercado - Tato Veículos

Descubra o motivo de termos cada vez mais carros com direção elétrica no mercado


É comum encontrarmos pessoas que não sabem a diferença entre um carro com direção hidráulica ou elétrica. E por falta de conhecimento, muitas vezes dizem que é a mesma coisa.

Por isso resolvemos esclarecer as diferenças e mostrar os motivos que cada vez mais carros novos estão saindo de fábrica com a direção elétrica.

1) Não utiliza óleo

Na direção hidráulica, o esterçamento das rodas ocorre com uma bomba gerando pressão mecânica nos fluídos (óleos) da direção, que auxiliam a virar as rodas sem grandes esforços. Mas esse sistema utiliza parte da energia do motor.

Já na direção elétrica o esterçamento das rodas é como o próprio nome já diz, totalmente elétrico. Onde o motor elétrico atua diretamente na coluna ou caixa de direção do veículo. Dispensando qualquer tipo de óleo.

2) Facilidade para estacionar

Se você acha que é mais fácil manobrar com direção hidráulica, certamente com a direção elétrica irá rever seus conceitos. A facilidade para estacionar veículos com direção elétrica é notável, além de não forçar o motor, o motorista exerce o mínimo de esforço.

3) Ocupa menos espaço

A direção hidráulica é composta por reservatório remoto, bomba hidráulica, mangueira de pressão, mangueira de retorno, cooler, mangueira de alimentação e caixa de direção com tubulação. Na direção elétrica o sistema é composto por uma bomba elétrica pequena que pode estar na coluna de direção, na cremalheira ou na barra de direção e entra em ação sempre que recebe sinais de sensores que identificam o volante em movimento.

Para nós motoristas é um motivo que passa despercebido, mas para os construtores e projetistas é uma excelente qualidade, visto que o sistema de direção elétrica ocupa um espaço significantemente menor que a direção hidráulica, aumentando a flexibilidade no desenvolvimento dos veículos.

4) Popularização rápida

Ao contrário da direção hidráulica que demorou muito tempo para se popularizar quando foi lançada para substituir a direção manual, a direção elétrica está se popularizando rapidamente.

Poucos anos após os primeiros modelos serem lançados no Brasil, já encontramos a direção elétrica em alguns carros populares. O destaque do momento está no Renault Kwid com os menores preços, mas também temos com direção elétrica algumas versões dos modelos Volkswagen Move UP, e Fiat Uno.

5) Permite sistemas sofisticados

A direção elétrica abriu espaço para os projetistas criarem novos sistemas e acessórios sofisticados.

Os principais sistemas criados foram de estacionamento automático, manutenção de faixa e condução semiautônoma. Isso é possível graças ao motor elétrico ter a possibilidade de ser acionado eletronicamente, sem a necessidade de o motorista fazer algum movimento no volante.


Mesmo a manutenção estando mais cara que a direção hidráulica, seu custo está caindo rapidamente e estão surgindo cada vez mais oficinas especializadas nesse sistema.

A direção elétrica definitivamente veio para ficar e é questão de tempo até dominar o mercado.

Você animou com o assunto? Então venha até a nossa loja fazer um test drive nos nossos seminovos que estão equipados com o sistema de direção elétrica.

Aviso de Cookies

Este site usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em "Ok, entendi".
Saiba mais na nossa Politica de privacidade e termos de uso